5 semelhanças entre Nietzsche e Espinosa

“[…] minha solidão, que, como sobre o cume de elevadas montanhas, tantas e tantas vezes tornou minha respiração difícil e me fez sangrar, é, ao menos agora, uma ‘dualidão’ – carta de Nietzsche a Overbeck, 30 de julho de 1881”

Razão Inadequada

Nietzsche Espinosa

“Estou totalmente estupefato, maravilhado! Tenho um precursor, e que precursor! Eu não conhecia quase nada de Espinosa: que eu seja agora impelido a ele, foi um ‘ato instintivo’. Não só sua tendência geral é a mesma que a minha – fazer do conhecimento o mais potente dos afetos -, como me reencontro em cinco pontos capitais de sua doutrina; este pensador, o mais fora da norma e solitário, é-me nesses aspectos justamente o mais próximo […] In summa: minha solidão, que, como sobre o cume de elevadas montanhas, tantas e tantas vezes tornou minha respiração difícil e me fez sangrar, é, ao menos agora, uma ‘dualidão'” – carta de Nietzsche a Overbeck, 30 de julho de 1881

Nietzsche e Espinosa são dois filósofos essenciais para este blog, seus pensamentos atravessam os textos quase que integralmente. Não diria que são onipresentes, mas certamente muito importantes, e por isso vale a pena…

Ver o post original 1.326 mais palavras

Deixe um comentário

